Básico da Linguagem Python
- Python - O que é? Para que serve? Onde é usado?
- Como começar a programar em Python
- Como fazer o primeiro programa em Python (hello, world - olá, mundo)
- Função print - Como imprimir dados na tela
4.1 10 exercícios usando a função print - Tipos de dados - Números, Strings e Booleanos
- Variáveis em Python
- Função input - Como ler dados do teclado do usuário
- Funções int() e float() - Transformar string em números
- Operações matemáticas em Python
9.1 - Exercícios de porcentagens
9.2 - Exercícios de juros compostos - Comentar código - Calculadora Simples
- Precedência de operadores - Calculando média em Python
- Formatar números na função print
- Exercícios Básicos de Python
Testes Condicionais: IF ELIF ELSE
- Operadores de comparação: ==, !=, >, >=, < e <=
- IF - Teste Condicional em Python
- IF e ELSE - Instruções de teste
- IF e ELSE aninhados
- Exercícios de IF e ELSE
- Instrução ELIF em Python
- Exercício de ELIF
- Operadores Lógicos: AND, OR e NOT
Laços e Loopings: WHILE e FOR
- Estruturas de repetição: Entendo a lógica dos laços e loopings
- WHILE - O que é, como funciona e como usar
- FOR - Um loop controlado
- A função range() pro laço FOR
- Progressão Aritmética (PA) com laços em Python
- Operadores de Atribuição: += -= *= /= e %=
- Fatorial com WHILE e FOR
- Laços Aninhados (Loop dentro de loop)
- Instrução ELSE, BREAK e CONTINUE em Laços
Funções em Python
- Função: O que é? Para que serve? Onde são utilizadas?
- Como declarar, chamar e usar funções: def
2.1 Calculadora em Python usando Funções - Função chamando função
- Variável local
- Parâmetro e Argumento em Funções Python
- Passagem por valor
- Argumentos Posicional e Nomeado
- Variável global
- Constante global
- O comando return - Como retornar valores
- Recursividade: Somatório e Fatorial com função recursiva
Módulos
- Módulo em Python - O que é? Para que serve? Onde se usa?
- Como Criar, Importar e Usar um módulo: import
- Como gerar números aleatórios em Python
- Módulo math - Funções Matemáticas Prontas
Criando um jogo em Python
Listas
- Listas em Python - O que são ? Para que servem ? Por que usar ?
- Como criar uma lista e acessar seus itens
- Como Usar Listas: Adicionar, Mudar, Concatenar e Outras Operações
- Listas com Laço For
- Quebrando Listas (slice)
- Operadores in e not in
- Como copiar uma Lista
- Matriz: Lista dentro de lista
- Como criar o Jogo da velha
Tuplas
Dicionários
- O que é ? Para que serve? Como e quando se usa ?
- Como exibir items, valores e chaves de um dicionário
- Como usar os métodos get() e setdefault()
- Adicionar, Alterar e Remover items de um dicionário
- Exercício resolvido: Como usar Dicionários em Python
- Como alterar o nome de uma chave (key) de um Dicionário
Arquivos (Files)
- Como Abrir e Ler um arquivo: open() e read()
- Como ler um arquivo linha por linha: readlines()
- Como escrever em Arquivos: write() - Modos de abertura
- Como retirar a quebra de linha (caractere '\n') de Arquivos
- Processando arquivos grandes com Laço FOR
- Módulo os: Caminhos, Endereços, Arquivos, Pastas e Diretórios
- Como ler e escrever ao mesmo tempo num mesmo arquivo
Lista de exercícios de Arquivos
Strings em Python
- O que é? Como funciona ? Para que serve ? Onde vamos usar ?
- Como usar, Acessar caracteres e Descobrir tamanho de string
- Strings maiúsculas e minúsculas
- String só de letra, número e/ou caractere especial
- Juntar e Separar strings: join() e split()
- Como Localizar e Substituir algo em uma string
- Expressões regulares:
Parte 1: Introdução, Módulo re, recompile, search, objetos Regex e Match
Parte 2: Grupos e parêntesis
Parte 3: Caractere Pipe | (o OU)
Parte 4: Ponto de interrogação (?), Asterisco (*) e Soma (+)
Parte 5: Classes de Caracteres
Parte 6: Início (^) e Final de String ($)
Parte 7: Caractere curinga - Ponto .
Parte 8: Substituindo strings com o método sub()
Parte 9: Como fazer regexes longas e complexas
Orientação a Objetos em Python
- O que é Classe e Objeto
- Como criar uma Classe e um Objeto
- Métodos, __init__ e Atributos
- Parâmetros e Argumentos de métodos em classes
- Método Construtor __init__: Parâmetros e Argumentos
Jogos: Cara ou Coroa e Lançamento de dados - Atributos privados
- Atributos de classe
- Composição: Objeto dentro de Objeto
- Herança: O que é ? Para que serve?
- Como usar herança - Superclasse e Subclasse
- Polimorfismo em Python
GUI - Interface Gráfica do Usuário
- O módulo Tkinter
- Label - Exibindo rótulos (textos) numa janela
- Frame - Widget que armazena widgets
- Caixas de diálogo - info dialog boxes
- Botões - o widget Button
- Entry widget - Recebendo entradas do usuário
- StringVar - Saída dinâmica de dados com label
- Botão de rádio - Radiobutton e IntVar
- Botão de check - Checkbutton
- Tratamento de eventos: classe Event e método bind()
- Dando enter: o evento <Return>
- Eventos envolvendo botão: <Enter> e <Leave>
- Tratamento de eventos envolvendo Mouse
- Tratamento de eventos envolvendo Teclas do teclado
- Gerenciadores de Layout: pack, grid e place
Tutoriais de Python
Par ou ÍmparAno bissexto
Validando datas
Como arredondar números em Python com a função round()
Progressão Aritmética (usando laço FOR)
Calcular fatorial
Todos os palpites da Mega Sena
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