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Lista de Exercícios de Python
- Faça um Programa que leia um vetor de 5 números inteiros e mostre-os.
- Faça um Programa que leia um vetor de 10 números reais e mostre-os na ordem inversa.
- Faça um Programa que leia 4 notas, mostre as notas e a média na tela.
- Faça um Programa que leia um vetor de 10 caracteres, e diga quantas consoantes foram lidas. Imprima as consoantes.
- Faça um Programa que leia 20 números inteiros e armazene-os num vetor. Armazene os números pares no vetor PAR e os números IMPARES no vetor impar. Imprima os três vetores.
- Faça um Programa que peça as quatro notas de 10 alunos, calcule e armazene num vetor a média de cada aluno, imprima o número de alunos com média maior ou igual a 7.0.
- Faça um Programa que leia um vetor de 5 números inteiros, mostre a soma, a multiplicação e os números.
- Faça um Programa que peça a idade e a altura de 5 pessoas, armazene cada informação no seu respectivo vetor. Imprima a idade e a altura na ordem inversa a ordem lida.
- Faça um Programa que leia um vetor A com 10 números inteiros, calcule e mostre a soma dos quadrados dos elementos do vetor.
- Faça um Programa que leia dois vetores com 10 elementos cada. Gere um terceiro vetor de 20 elementos, cujos valores deverão ser compostos pelos elementos intercalados dos dois outros vetores.
- Altere o programa anterior, intercalando 3 vetores de 10 elementos cada.
- Foram anotadas as idades e alturas de 30 alunos. Faça um Programa que determine quantos alunos com mais de 13 anos possuem altura inferior à média de altura desses alunos.
- Faça um programa que receba a temperatura média de cada mês do ano e armazene-as em uma lista. Após isto, calcule a média anual das temperaturas e mostre todas as temperaturas acima da média anual, e em que mês elas ocorreram (mostrar o mês por extenso: 1 – Janeiro, 2 – Fevereiro, . . . ).
- Utilizando listas faça um programa que faça 5 perguntas para uma pessoa sobre um crime. As perguntas são:
"Telefonou para a vítima?"
"Esteve no local do crime?"
"Mora perto da vítima?"
"Devia para a vítima?"
"Já trabalhou com a vítima?"
O programa deve no final emitir uma classificação sobre a participação da pessoa no crime. Se a pessoa responder positivamente a 2 questões ela deve ser classificada como "Suspeita", entre 3 e 4 como "Cúmplice" e 5 como "Assassino". Caso contrário, ele será classificado como "Inocente". - Faça um programa que leia um número indeterminado de valores, correspondentes a notas, encerrando a entrada de dados quando for informado um valor igual a -1 (que não deve ser armazenado). Após esta entrada de dados, faça:
Mostre a quantidade de valores que foram lidos;
Exiba todos os valores na ordem em que foram informados, um ao lado do outro;
Exiba todos os valores na ordem inversa à que foram informados, um abaixo do outro;
Calcule e mostre a soma dos valores;
Calcule e mostre a média dos valores;
Calcule e mostre a quantidade de valores acima da média calculada;
Calcule e mostre a quantidade de valores abaixo de sete;
Encerre o programa com uma mensagem;
- Utilize uma lista para resolver o problema a seguir. Uma empresa paga seus vendedores com base em comissões. O vendedor recebe $200 por semana mais 9 por cento de suas vendas brutas daquela semana. Por exemplo, um vendedor que teve vendas brutas de $3000 em uma semana recebe $200 mais 9 por cento de $3000, ou seja, um total de $470. Escreva um programa (usando um array de contadores) que determine quantos vendedores receberam salários nos seguintes intervalos de valores:
$200 - $299
$300 - $399
$400 - $499
$500 - $599
$600 - $699
$700 - $799
$800 - $899
$900 - $999
$1000 em diante
Desafio: Crie ma fórmula para chegar na posição da lista a partir do salário, sem fazer vários ifs aninhados. - Em uma competição de salto em distância cada atleta tem direito a cinco saltos. O resultado do atleta será determinado pela média dos cinco valores restantes. Você deve fazer um programa que receba o nome e as cinco distâncias alcançadas pelo atleta em seus saltos e depois informe o nome, os saltos e a média dos saltos. O programa deve ser encerrado quando não for informado o nome do atleta. A saída do programa deve ser conforme o exemplo abaixo:
Atleta: Rodrigo Curvêllo
Primeiro Salto: 6.5 m
Segundo Salto: 6.1 m
Terceiro Salto: 6.2 m
Quarto Salto: 5.4 m
Quinto Salto: 5.3 m
Resultado final:
Atleta: Rodrigo Curvêllo
Saltos: 6.5 - 6.1 - 6.2 - 5.4 - 5.3
Média dos saltos: 5.9 m - Uma grande emissora de televisão quer fazer uma enquete entre os seus telespectadores para saber qual o melhor jogador após cada jogo. Para isto, faz-se necessário o desenvolvimento de um programa, que será utilizado pelas telefonistas, para a computação dos votos. Sua equipe foi contratada para desenvolver este programa, utilizando a linguagem de programação C++. Para computar cada voto, a telefonista digitará um número, entre 1 e 23, correspondente ao número da camisa do jogador. Um número de jogador igual zero, indica que a votação foi encerrada. Se um número inválido for digitado, o programa deve ignorá-lo, mostrando uma breve mensagem de aviso, e voltando a pedir outro número. Após o final da votação, o programa deverá exibir:
O total de votos computados;
Os númeos e respectivos votos de todos os jogadores que receberam votos;
O percentual de votos de cada um destes jogadores;
O número do jogador escolhido como o melhor jogador da partida, juntamente com o número de votos e o percentual de votos dados a ele.
Observe que os votos inválidos e o zero final não devem ser computados como votos. O resultado aparece ordenado pelo número do jogador. O programa deve fazer uso de arrays. O programa deverá executar o cálculo do percentual de cada jogador através de uma função. Esta função receberá dois parâmetros: o número de votos de um jogador e o total de votos. A função calculará o percentual e retornará o valor calculado. Abaixo segue uma tela de exemplo. O disposição das informações deve ser o mais próxima possível ao exemplo. Os dados são fictícios e podem mudar a cada execução do programa. Ao final, o programa deve ainda gravar os dados referentes ao resultado da votação em um arquivo texto no disco, obedecendo a mesma disposição apresentada na tela.
Enquete: Quem foi o melhor jogador?
Número do jogador (0=fim): 9
Número do jogador (0=fim): 10
Número do jogador (0=fim): 9
Número do jogador (0=fim): 10
Número do jogador (0=fim): 11
Número do jogador (0=fim): 10
Número do jogador (0=fim): 50
Informe um valor entre 1 e 23 ou 0 para sair!
Número do jogador (0=fim): 9
Número do jogador (0=fim): 9
Número do jogador (0=fim): 0
Resultado da votação:
Foram computados 8 votos.
Jogador Votos %
9 4 50,0%
10 3 37,5%
11 1 12,5%
O melhor jogador foi o número 9, com 4 votos, correspondendo a 50% do total de votos. - Uma empresa de pesquisas precisa tabular os resultados da seguinte enquete feita a um grande quantidade de organizações:
"Qual o melhor Sistema Operacional para uso em servidores?"
As possíveis respostas são:
1- Windows Server
2- Unix
3- Linux
4- Netware
5- Mac OS
6- Outro
Você foi contratado para desenvolver um programa que leia o resultado da enquete e informe ao final o resultado da mesma. O programa deverá ler os valores até ser informado o valor 0, que encerra a entrada dos dados. Não deverão ser aceitos valores além dos válidos para o programa (0 a 6). Os valores referentes a cada uma das opções devem ser armazenados num vetor. Após os dados terem sido completamente informados, o programa deverá calcular a percentual de cada um dos concorrentes e informar o vencedor da enquete. O formato da saída foi dado pela empresa, e é o seguinte:
Sistema Operacional Votos %
------------------- ----- ---
Windows Server 1500 17%
Unix 3500 40%
Linux 3000 34%
Netware 500 5%
Mac OS 150 2%
Outro 150 2%
------------------- -----
Total 8800
O Sistema Operacional mais votado foi o Unix, com 3500 votos, correspondendo a 40% dos votos. - As Organizações Tabajara resolveram dar um abono aos seus colaboradores em reconhecimento ao bom resultado alcançado durante o ano que passou. Para isto contratou você para desenvolver a aplicação que servirá como uma projeção de quanto será gasto com o pagamento deste abono.
Após reuniões envolvendo a diretoria executiva, a diretoria financeira e os representantes do sindicato laboral, chegou-se a seguinte forma de cálculo:
a.Cada funcionário receberá o equivalente a 20% do seu salário bruto de dezembro; a.O piso do abono será de 100 reais, isto é, aqueles funcionários cujo salário for muito baixo, recebem este valor mínimo; Neste momento, não se deve ter nenhuma preocupação com colaboradores com tempo menor de casa, descontos, impostos ou outras particularidades. Seu programa deverá permitir a digitação do salário de um número indefinido (desconhecido) de salários. Um valor de salário igual a 0 (zero) encerra a digitação. Após a entrada de todos os dados o programa deverá calcular o valor do abono concedido a cada colaborador, de acordo com a regra definida acima. Ao final, o programa deverá apresentar:
O salário de cada funcionário, juntamente com o valor do abono;
O número total de funcionário processados;
O valor total a ser gasto com o pagamento do abono;
O número de funcionário que receberá o valor mínimo de 100 reais;
O maior valor pago como abono; A tela abaixo é um exemplo de execução do programa, apenas para fins ilustrativos. Os valores podem mudar a cada execução do programa.
Projeção de Gastos com Abono
============================
Salário: 1000
Salário: 300
Salário: 500
Salário: 100
Salário: 4500
Salário: 0
Salário - Abono
R$ 1000.00 - R$ 200.00
R$ 300.00 - R$ 100.00
R$ 500.00 - R$ 100.00
R$ 100.00 - R$ 100.00
R$ 4500.00 - R$ 900.00
Foram processados 5 colaboradores
Total gasto com abonos: R$ 1400.00
Valor mínimo pago a 3 colaboradores
Maior valor de abono pago: R$ 900.00 - Faça um programa que carregue uma lista com os modelos de cinco carros (exemplo de modelos: FUSCA, GOL, VECTRA etc). Carregue uma outra lista com o consumo desses carros, isto é, quantos quilômetros cada um desses carros faz com um litro de combustível. Calcule e mostre:
O modelo do carro mais econômico;
Quantos litros de combustível cada um dos carros cadastrados consome para percorrer uma distância de 1000 quilômetros e quanto isto custará, considerando um que a gasolina custe R$ 2,25 o litro. Abaixo segue uma tela de exemplo. O disposição das informações deve ser o mais próxima possível ao exemplo. Os dados são fictícios e podem mudar a cada execução do programa.
Comparativo de Consumo de Combustível
Veículo 1
Nome: fusca
Km por litro: 7
Veículo 2
Nome: gol
Km por litro: 10
Veículo 3
Nome: uno
Km por litro: 12.5
Veículo 4
Nome: Vectra
Km por litro: 9
Veículo 5
Nome: Peugeout
Km por litro: 14.5
Relatório Final
1 - fusca - 7.0 - 142.9 litros - R$ 321.43
2 - gol - 10.0 - 100.0 litros - R$ 225.00
3 - uno - 12.5 - 80.0 litros - R$ 180.00
4 - vectra - 9.0 - 111.1 litros - R$ 250.00
5 - peugeout - 14.5 - 69.0 litros - R$ 155.17
O menor consumo é do peugeout. - Sua organização acaba de contratar um estagiário para trabalhar no Suporte de Informática, com a intenção de fazer um levantamento nas sucatas encontradas nesta área. A primeira tarefa dele é testar todos os cerca de 200 mouses que se encontram lá, testando e anotando o estado de cada um deles, para verificar o que se pode aproveitar deles.
Foi requisitado que você desenvolva um programa para registrar este levantamento. O programa deverá receber um número indeterminado de entradas, cada uma contendo: um número de identificação do mouse o tipo de defeito:
necessita da esfera;
necessita de limpeza; a.necessita troca do cabo ou conector; a.quebrado ou inutilizado Uma identificação igual a zero encerra o programa. Ao final o programa deverá emitir o seguinte relatório:
Quantidade de mouses: 100
Situação Quantidade Percentual
1- necessita da esfera 40 40%
2- necessita de limpeza 30 30%
3- necessita troca do cabo ou conector 15 15%
4- quebrado ou inutilizado 15 15% - A ACME Inc., uma empresa de 500 funcionários, está tendo problemas de espaço em disco no seu servidor de arquivos. Para tentar resolver este problema, o Administrador de Rede precisa saber qual o espaço ocupado pelos usuários, e identificar os usuários com maior espaço ocupado. Através de um programa, baixado da Internet, ele conseguiu gerar o seguinte arquivo, chamado "usuarios.txt":
alexandre 456123789
anderson 1245698456
antonio 123456456
carlos 91257581
cesar 987458
rosemary 789456125
Neste arquivo, o nome do usuário possui 15 caracteres. A partir deste arquivo, você deve criar um programa que gere um relatório, chamado "relatório.txt", no seguinte formato:
ACME Inc. Uso do espaço em disco pelos usuários
------------------------------------------------------------------------
Nr. Usuário Espaço utilizado % do uso
1 alexandre 434,99 MB 16,85%
2 anderson 1187,99 MB 46,02%
3 antonio 117,73 MB 4,56%
4 carlos 87,03 MB 3,37%
5 cesar 0,94 MB 0,04%
6 rosemary 752,88 MB 29,16%
Espaço total ocupado: 2581,57 MB
Espaço médio ocupado: 430,26 MB
O arquivo de entrada deve ser lido uma única vez, e os dados armazenados em memória, caso sejam necessários, de forma a agilizar a execução do programa. A conversão da espaço ocupado em disco, de bytes para megabytes deverá ser feita através de uma função separada, que será chamada pelo programa principal. O cálculo do percentual de uso também deverá ser feito através de uma função, que será chamada pelo programa principal. - Faça um programa que simule um lançamento de dados. Lance o dado 100 vezes e armazene os resultados em um vetor . Depois, mostre quantas vezes cada valor foi conseguido. Dica: use um vetor de contadores(1-6) e uma função para gerar numeros aleatórios, simulando os lançamentos dos dados.
alguém fez esse exercício 18?
ResponderExcluirfrom random import randint
Excluirdef votar():
voto = 1
count = 0
print('Quem foi o melhor jogador?')
while count < qtd_votos:
voto = randint(1, qtd_jogadores)
if voto != 0:
if voto > 0 and voto < qtd_jogadores+1:
#print('Número do jogador: {}'.format(voto))
jogadores.append(voto)
else:
print('Voto inválido! Tente novamente!')
else:
break
count += 1
def votos():
for i in jogadores:
indice = i-1
if indice > qtd_jogadores:
indice = qtd_jogadores
votação[indice] += 1
def porc_votação(votação, total_votos):
for i in range(qtd_jogadores):
porcent_voto[i] = (votação[i] / total_votos) * 100
if i > qtd_jogadores:
break
def print_melhor():
print('----------Resultado---------')
print('> Total de votos: ', qtd_votos)
count = 1
print('Jogador Votos %')
for i in votação:
print('{:2d} {:4d} {:.1f}%'.format(count, i, ((i / qtd_votos) * 100)))
count += 1
melhor = 0
maior = 0
for i in votação:
if i > melhor:
maior = votação.index(i)
melhor = i
print('>Melhor Jogador: {} - Votos: {} - Porcentagem: {:.1f}%'.format(maior+1, votação[maior], porcent_voto[maior]))
count += 1
def main():
votar()
votos()
porc_votação(votação, qtd_votos)
print_melhor()
qtd_jogadores = 23
jogadores = []
votação = [0] * qtd_jogadores
porcent_voto = [0] * qtd_jogadores
qtd_votos = randint(0, 10000)
main()
from random import randint
Excluirdef votar():
voto = 1
count = 0
print('Quem foi o melhor jogador?')
while count < qtd_votos:
voto = randint(1, qtd_jogadores)
if voto != 0:
if voto > 0 and voto < qtd_jogadores+1:
#print('Número do jogador: {}'.format(voto))
jogadores.append(voto)
else:
print('Voto inválido! Tente novamente!')
else:
break
count += 1
def votos():
for i in jogadores:
indice = i-1
if indice > qtd_jogadores:
indice = qtd_jogadores
votação[indice] += 1
def porc_votação(votação, total_votos):
for i in range(qtd_jogadores):
porcent_voto[i] = (votação[i] / total_votos) * 100
if i > qtd_jogadores:
break
def print_melhor():
print('----------Resultado---------')
print('> Total de votos: ', qtd_votos)
count = 1
print('Jogador Votos %')
for i in votação:
print('{:2d} {:4d} {:.1f}%'.format(count, i, ((i / qtd_votos) * 100)))
count += 1
melhor = 0
maior = 0
for i in votação:
if i > melhor:
maior = votação.index(i)
melhor = i
print('>Melhor Jogador: {} - Votos: {} - Porcentagem: {:.1f}%'.format(maior+1, votação[maior], porcent_voto[maior]))
count += 1
def main():
votar()
votos()
porc_votação(votação, qtd_votos)
print_melhor()
qtd_jogadores = 23
jogadores = []
votação = [0] * qtd_jogadores
porcent_voto = [0] * qtd_jogadores
qtd_votos = randint(0, 10000)
main()
opa, diga lá
ExcluirMinha 9: print(' A soma dos quadrados das variaveis ')
ResponderExcluirimport random
import time
soma=b=c=0
lista=[]
while c < 10:
c+=1
a=random.randint(1,10)
b=a**2
time.sleep(1)
print(b)
time.sleep(0.5)
soma +=b
lista.append(a)
print ('A soma Total dos N° ao quadrado :{} e listade n° :{} '.format(soma,lista))
#9
ResponderExcluirprint(' A soma dos quadrados das variaveis ')
import random
import time
soma=b=c=0
lista=[]
while c < 10:
c+=1
a=random.randint(1,10)
b=a**2
time.sleep(1)
print(b)
time.sleep(0.5)
soma +=b
lista.append(a)
print ('A soma Total dos N° ao quadrado :{} e listade n° :{} '.format(soma,lista))