Tutorial anterior: O que é Classe e Objeto
- Baixe a sua: Apostila de Python
Como definir e criar uma classe
Definimos uma classe através da instrução class, seguido de um nome para sua classe, dois pontos e as instruções:
class MinhaClasse: [codigo da classe] [atributos] [metodos]
Prontinho. Você acabou criar uma classe de nome MinhaClasse
.Abaixo dela, indentado, vai todo o seu código.
Nesse trecho do código onde vai os métodos que irão trabalhar e atuar nos objetos, bem como seus atributos (informações).
Instanciamos dois objetos dessa classe, o corolla e o civic, veja o resultado:
.Abaixo dela, indentado, vai todo o seu código.
Nesse trecho do código onde vai os métodos que irão trabalhar e atuar nos objetos, bem como seus atributos (informações).
- Quer trabalhar como programador Python? Obtenha seu certificado.
Como Criar e Instanciar um Objeto
Agora que já criamos a classe MinhaClasse, vamos aprender como criar, ou melhor dizendo: como instanciar objetos dessa classe.
Primeiro definimos o nome da variável, depois fazemos ela receber o nome da classe, seguido de um par de parêntesis.
- meuObjeto1 = MinhaClasse()
- meuObjeto2 = MinhaClasse()
- etc
Prontinho. Só isso.
Todo o código definido para MinhaClasse será um código interno de cada objeto. Ou seja, todos os objetos que você instanciou (imagine a classe como uma fábrica de objetos, uma fabricadora de instâncias de objetos) vão todos os métodos e atributos da MinhaClasse.
E não importa se você instanciou nenhum, um ou 1 bilhão de objetos.
Todos vão herdar essas informações automaticamente.
Ah...e mudou o código da sua classe?
Passa a valer pra todas as instâncias.
Exemplo de Classe e Objeto em Python
Copie o código abaixo e rode ele:
class Carro: def __init__(self): print("Carro criado") corolla = Carro() civic = Carro()
Definimos a classe Carro nele.
Escrevemos um método nele, o __init__, que recebe o parâmetro self (são dois underline antes da palavra init e dois depois, ok?)
E método é o mesmo que função, mas função interna de uma classe, que só existe e atua nos seus objetos. Ela só é vista fora do escopo do objeto se o programador desejar. Veremos essa questão de segurança depois também.
Esse método, que iremos explicar melhor no próximo tutorial o que é e para que serve, manda a mensagem na tela: Carro criado!
Instanciamos dois objetos dessa classe, o corolla e o civic, veja o resultado:
Ou seja, você acabou de criar uma classe e objetos, já está vendo a programação orientada a objetos em funcionamento! Show!
Mas a pergunta que não quer calar: qual melhor, Corolla ou Civic ?
Próximo tutorial: Métodos, método __init__ e Atributos
Próximo tutorial: Métodos, método __init__ e Atributos
Eu já estudo programação há um tempo e acho a explicação de POO de vocês uma das melhores que eu já vi. Simples, direta ao ponto ,sem rodeios. POO não é um conceito básico e vocês fazem parecer algo extremamente palpável. Parabéns! E obrigada por compartilhar esses conhecimentos com a gente! :)
ResponderExcluirO que eu tive "problemas" , fora Multiplicidade e Relação de 1..n e assim por diante. No início , não é fácil , mas com esforço e capacitação , conseguiremos.
Excluir