Mandar um café pro programador

Pode me ajudar a transformar cafeína em código?

Exercícios de Funções e Módulos em Python

Agora que já concluímos nossa seção de Função e Módulo, chegou a hora de por a mão na massa e fazer alguns exercícios, criar alguns scripts para fixarmos bem os conhecimentos desta seção.


Exercícios de Função e Módulo em Python

  1. Escreva um script que pergunta ao usuário se ele deseja converter uma temperatura de grau Celsius para Farenheit ou vice-versa. Para cada opção, crie uma função. Crie uma terceira, que é um menu para o usuário escolher a opção desejada, onde esse menu chama a função de conversão correta.
    Conversão entre Celsius e Farenheit

  2. Faça um programa, com uma função que necessite de três argumentos, e que forneça a soma desses três argumentos através de uma função. Seu script também deve fornecer a média dos três números, através de uma segunda função que chama a primeira.
    Função invocando função

  3. Faça um programa que recebe três números do usuário, e identifica o maior através de uma função e o menor número através de outra função.
    Achar maior e menor número com funções

  4. A probabilidade de dar um valor em um dado é 1/6 (uma em 6). Faça um script em Python que simule 1 milhão de lançamentos de dados e mostre a frequência que deu para cada número.
    Jogando dados com o Python

  5. A série de Fibonacci é uma sequência de números, cujos dois primeiros são 0 e 1. O termo seguinte da sequência é obtido somando os dois anteriores. Faça uma script em Python que solicite um inteiro positivo ao usuário, n. Então uma função exibe todos os termos da sequência até o n-ésimo termo. Use recursividade.
    Gerar a sequência de Fibonacci

  6. Crie uma função que recebe um inteiro positivo e teste para saber se ele é primo ou não. Faça um script que recebe um inteiro n e mostra todos os primos, de 1 até n.
    Gerando números primos em Python

  7. Um número é dito perfeito quando ele é igual a soma de seus fatores. Por exemplo, os fatores de 6 são 1, 2 e 3 (ou seja, podemos dividir 6 por 1, por 2 e por 3) e 6=1+2+3, logo 6 é um número perfeito. Escreva uma função que recebe um inteiro e dizer se é perfeito ou não. Em outra função, peça um inteiro n e mostre todos os números perfeitos até n.
    Como achar números perfeitos

  8. Faça um programa para imprimir:
  9. Faça um programa para imprimir:
  10. Faça um programa, com uma função que necessite de um argumento. A função retorna o valor de caractere ‘P’, se seu argumento for positivo, e ‘N’, se seu argumento for zero ou negativo.

  11. Faça um programa com uma função chamada somaImposto. A função possui dois parâmetros formais: taxaImposto, que é a quantia de imposto sobre vendas expressa em porcentagem e custo, que é o custo de um item antes do imposto. A função “altera” o valor de custo para incluir o imposto sobre vendas.



  12. Faça um programa que converta da notação de 24 horas para a notação de 12 horas. Por exemplo, o programa deve converter 14:25 em 2:25 P.M. A entrada é dada em dois inteiros. Deve haver pelo menos duas funções: uma para fazer a conversão e uma para a saída. Registre a informação A.M./P.M. como um valor ‘A’ para A.M. e ‘P’ para P.M. Assim, a função para efetuar as conversões terá um parâmetro formal para registrar se é A.M. ou P.M. Inclua um loop que permita que o usuário repita esse cálculo para novos valores de entrada todas as vezes que desejar.

  13. Faça uma função que informe a quantidade de dígitos de um determinado número inteiro informado.
    Resolvido no e-book Python Progressivo (PDF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora fazer evoluir o ensino da Programação no Brasil ?

Que tal apoiar e fazer crescer o ensino da programação no Brasil ?

Ajudar nosso país a crescer e se desenvolver cada vez mais, tecnologicamente?

Clica abaixo pra saber mais!

Apoiar o Projeto Progressivo