Enviar um café pro programador

Vídeo-Aula 014: IF e ELSE's aninhados

 Neste tutorial em vídeo aula, vamos explicar e mostrar como aplicar a técnica dos testes condicionais aninhados (IF e ELSE's dentro de IF e ELSE's), dando sequência ao vídeo sobre O comando ELSE .

Confira a aula e se inscreva em nosso canal do Youtube:


IF e ELSE em Python

Relembrando nossas aulas sobre o teste condicional IF e ELSE, usamos esses comando quando queremos decidir quais blocos de código devem ser executados e quais não devem, baseado em um teste.

Caso a condição testada no IF seja verdadeira (TRUE), o bloco de código 'dentro' (identado) do IF é executado. Caso a condição seja falsa, o código dentro do bloco do ELSE é que será executado.

Um esboço do teste condicional IF-ELSE é o seguinte:

if (condição): // Se for verdadeiro // esse trecho de // código vai ser // executado else: // Se for falso // esse trecho de // código vai ser // executado

Como o resultado lógico de uma condição é sempre verdadeiro OU falso, apenas o bloco IF ou o bloco ELSE vai ser executado.


Exercícios de IF e ELSE aninhados

  • Problema 01
Na Universidade Federal do Ceará (UFC), para você ser aprovado em uma cadeira da Física, você deve ter média igual ou superior a 7. Se sua média for menor que 4, está reprovado direto. E de 4 até 6.9, você poderá fazer uma avaliação final para tentar ser aprovado. Crie um programa em Python que pede a nota do usuário e avisa se ele foi aprovado, reprovado ou se vai para a final.

  • Problema 02
No sistema eleitoral brasileiro, quem tem menos de 16 anos é proibido de votar. De 16 até antes dos 18, você pode votar caso queira. Também é preferencial votar quem tiver mais de 65 anos. Porém dos 18 aos 65 anos, é obrigatório o voto. Faça um script em Python que pede a ideia do usuário e diz se ele deve votar obrigatoriamente, preferencialmente ou se é opcional.


Como usar IF e ELSE aninhados

Resolução do Problema 01

Inicialmente, pedimos a nota do aluno e armazenamos na variável float nota.

Agora, temos que comparar essa nota com as notas críticas: 4 e 7

No primeiro IF, testamos quem tirou 7 ou mais, e avisar que ele foi aprovado. O ELSE correspondente desse IF vai filtrar quem tirou abaixo de 7.

Porém, há duas categorias de notas abaixo de 7: as que tiraram abaixo de 4 e as que tiraram entre 4 e 7.
Assim, dentro do ELSE, colocamos um IF aninhado, testando quem tirou menos de 4, e avisamos que essa pessoa reprovou.

Já no ELSE desse IF interno, ele vai filtrar quem tirou 4 ou mais...porém, antes de cair nesse ELSE aninhado, o ELSE externo já tinha filtrado quem tinha tirado abaixo de 7.

Ou seja, esse ELSE aninhado vai capturar quem tirou de 4 até 7, e avisamos que essas pessoas vão fazer uma avaliação recuperativa.

nota = float( input("Digite sua nota: ") ) if nota>= 7: print("Parabéns, você foi aprovado") else: if nota<4: print("Você foi reprovado") else: print("Poderá fazer avaliação recuperativa")


Resolução do Problema 02

Inicialmente, solicitamos a idade da pessoa e armazenamos na variável inteira idade.

Temos aqui três valores críticos: 16, 18 e 65

Vamos então, primeiro comparar a idade com o número 16, através de um IF inicial. Se for menor, avisamos que é proibido votar. No ELSE, vai quem tem 16 anos ou mais.

Dentre essas pessoas que tem 16 ou mais, vamos colocar outro IF para filtrar quem tem menos de 18, e avisamos que o voto é facultativo para essas pessoas.

Já o ELSE desse segundo IF (ambos aninhados), vai capturar quem tem 18 anos ou mais. Mas nessa classe de pessoas, tem as que tem até 65 e as que tem 65 anos ou mais.

Então, vamos aninha mais um IF dentre desse outro ELSE. Lá testamos quem tem 65 anos ou menos, e em caso positivo, avisamos que o voto é obrigatório.

Por fim, o ELSE correspondente a esse último IF vai pegar as pessoas que tem mais de 65 anos, e que são facultadas ao voto.

idade = int( input("Digite sua idade: ") ) if idade<16: print("Você não pode votar") else: if idade<18: print("Voto facultativo") else: if idade<=65: print("Voto obrigatório") else: print("Voto facultativo")

Nenhum comentário:

Postar um comentário