No tutorial passado, de nosso curso de programação científica em Python, demos início ao estudo da criação, geração e exibição de gráficos em Python, através da função plot(), da biblioteca Matplotlib e do módulo Pyplot.
Agora, vamos aprender sobre os gráficos de dispersão, o que são, para que serve, quando e como usá-los de maneira de correta em seus artigos, trabalhos e pesquisa.
Gráfico de Dispersão em Python: o que é e para que serve um gráfico de scatter
Nos gráficos anteriores, de linhas, através da função plot(), mostramos a relação do eixo y (vertical) em relação aos valores do eixo x (horizontal), ou seja, uma função, pois os valores de um eixo são dependentes dos valores do outro eixo.
Porém, nem sempre os valores dependem um do outro e precisamos analisar esses dados separadamente, para ver se ambos seguem algum padrão ou tendência.
Nesse tipo de dados, vamos plotar uma coleção de dados, geralmente um conjunto de pares ordenados, e cada par é representado simplesmente por um ponto. Veja, nos tutoriais anteriores também calculamos pontos através das funções, mas ligamos esses pontos com retas, o que gerou curvas aparentemente contínuas. Nos gráficos do tipo scatter, teremos uma dispersão de pontos:
Gráfico de dispersão 2D com dados da demora entre erupções de um vulcão e da duração dessas erupções. Note que os pontos se acumularam no início e no fim, ou seja, notamos um padrão |
Gráfico em 3D mostrando a energia de moléculas de um gás, em função da temperatura |
Função scatter(): como plotar gráfico de dispersão em Python
Vamos usar a função scatter(), do módulo Pyplot da biblioteca Matplotlib, para gerar os gráficos de dispersão. Seu uso é bem semelhante ao da plot() onde, basicamente, devemos fornecer duas coleções de valores, primeiro o do eixo x e depois o do eixo y.Por exemplo, será que existe uma relação entre a temperatura de uma estrela e seu brilho emitido? Baixe o arquivo 'estrelas.txt' de nosso GitHub:
https://github.com/jarlissonmoreira/PythonProgressivo/blob/main/Grafico-Scatter-Dispersao/estrelas.txt
Nenhum comentário:
Postar um comentário