Mandar um café pro programador

Pode me ajudar a transformar cafeína em código?

Módulo em Python - O que é? Para que serve? Como funciona? Como se usa ?

Neste tutorial, vamos dar início ao nosso estudo sobre módulos em Python, que é uma maneira de organizar nossos projetos e programas.

Aqui, vamos dar uma pincelada teórica sobre o que é um módulo, para que serve, onde e como é usado etc. No próximo tutorial, vamos criar um exemplo prático e real de um projeto usando módulos.

Leia: Curso de Python com Certificado



Módulo - O que é?

De uma maneira bem simples, clara e objetiva: módulo é um arquivo. Um arquivo que contém código Python.

Exemplo de módulos:
  • math.py: para trabalhar com Matemática
  • random.py: módulo para se trabalhar com números aleatórios
  • os.py: módulo para se trabalhar com arquivos
  • time.py: para trabalhar com tempo (data, dia, ano, etc)



Veja alguns módulos que já vem no Python, por padrão:

Module function Python

Dentro desses arquivos, existem muitas, mas muitas funções mesmo, dos mais diversos tipos e dos mais variados propósitos.

Módulo - Para que serve ?

Basicamente, para organizar seus projetos.

Até o momento, em nosso Curso de Python, fizemos scripts de 10, 15, 20 linhas no máximo. Mas isso se deve, principalmente, por termos feitos tarefas simples.



Agora, imagine projetos como Instagram e Youtube, que usam Python. Agora, imagine um grande programa, um sistema bem robusto...facilmente passa de centenas e até milhares de linhas de código.

Pense agora no trabalho que daria para escrever milhares de linha de código em um único arquivo .py? Não dá, ficaria muito desorganizado.

E é aí que entra o conceito de módulo, a ideia basicamente é dividir o código em 'pedaços' menores, arquivos .py, de assuntos específicos e relacionados entre site

Módulo - Onde é usado ?
Imagine que você e sua empresa foram contratados para desenvolver um jogo.
Um jogo grande, complexo, como LoL ou WoW. Será necessário uma equipe muito grande de profissionais.

Por exemplo, alguém responsável por desenhar os personagens e cenários. Outra pessoa pra ficar responsável pelo áudio, outro pela lógica do jogo, alguém no banco de dados, outro para tratar a parte online do jogo.

Agora imagine tudo isso, num bloco só de código.
Não dá.

Módulo menu.py

Ao iniciar seu jogo, deve aparece o menu para escolher modo de jogo, mapa, personagens etc. Tudo isso deve ficar no módulo menu.py, que vai ficar responsável por exibir os menus de opções.

Por exemplo, para aparecer o menu inicial, damos o comando:
menu.iniciar()

Ou seja, a função iniciar() do módulo menu.py é executada.
Depois, o menu de personagens:
menu.personagens()

Agora, os mapas: menu.mapas()

Ou seja, basta colocarmos um ponto . e em seguida rodar a função correta. 

Módulo audio.py

A solução é simples, usar módulo.

Pegue a equipe de sonoplastia, e deixem eles criarem o módulo audio.py, que vai ter uma porção de funções.

Por exemplo, para rodar o som do mar, basta dar o comando:
audio.som_mar()

Pronto, foi invocada a função som_mar(), dentro do módulo audio.py

Módulo video.py

Você vai precisar de uma boa equipe responsável pela qualidade visual do game.

Camadas, detalhes dos personagens, do mapa etc.
Um bom grupo de programadores vai se dedicar única e exclusivamente a parte gráfica.

Mas eles te explicaram todas as funções que o módulo video.py tem, então para detectar a resolução correta, basta rodarmos a função resolucao() do módulo video.py

Fazemos isso assim:
video.resolucao()

E prontinho, a resolução é detectada e carregada corretamente.

Módulo logica.py

Um personagem da infantaria, com espada e escuto é lento, porém as flechas dos arqueiros ferem ele muito pouco.

Porém se uma catapulta atirar em sua direção, muitos morrem.
Talvez seja interessante mandar a cavalaria ir na frente, destruir essas catapultas, mas tendo cuidado para não serem pegos pelos arqueiros, que atiram de longe.

Pessoal, isso tudo é lógica. Envolve Matemática (escudo aguenta 4 golpes por segundo, ele dá o golpe de espada a cada 2s, se você evoluir seu treinamento, ele luta mais rápido e desfere mais fortemente os golpes), vários cálculos.

Deixa que a equipe de lógica faz essa parte do código e coloca tudo no módulo logica.py, então para iniciar uma batalha, basta rodar:
logica.batalha_iniciar()

Ficou claro a função dos módulos?
São arquivos com trechos de códigos relacionados, organizam nosso projeto, fica mais fácil de criar programas maiores.

No tutorial seguinte, vamos te ensinar como criar e usar melhor seus módulos Python.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora fazer evoluir o ensino da Programação no Brasil ?

Que tal apoiar e fazer crescer o ensino da programação no Brasil ?

Ajudar nosso país a crescer e se desenvolver cada vez mais, tecnologicamente?

Clica abaixo pra saber mais!

Apoiar o Projeto Progressivo