Tutorial anterior: Variável global
Ler também: Como trabalhar com Python
Constante Global
Em muitas linguagens, existe um recurso chamado constante global, que nada mais é que uma variável que é definida como um determinado valor. E pronto, esse valor não pode mais ser alterado.Ele vai ser o mesmo, para qualquer parte de seu código e não é possível mexer nele.
No Python, não tem uma maneira simples, clara e específica de se fazer isso, mas podemos meio que 'simular' fazer isso com variáveis globais.
Como Usar Constante Global
Para fazer uso de uma constante global, é bem simples.Basta você definir a variável fora do escopo das funções.
Ela não deve ser definida em nenhuma função. Usada nas funções, sim, ok. Mas a primeira vez que ela aparece deve ser, de preferência, bem no início do seu script, antes das definições das funções.
Depois, basta simplesmente usar a variável, sem usar a keyword global.
Exemplo de uso de constante global
Crie um programa em Python que peça o raio de uma circunferência ao usuário, em seguida exiba o perímetro e a área desse círculo.Inicialmente, vamos definir uma variável global, uma constante, o valor de pi, que é 3,14
Depois, criamos a função de perímetro (2 x pi x raio) e a de área (pi x raio²).
Bem simples, veja:
pi = 3.14
def perimetro(raio):
print("Perimetro: ", 2*pi*raio)
def area(raio):
print("Área: ", pi*raio*raio)
raio = float(input("Raio do círculo: "))
perimetro(raio)
area(raio)
Uma dúvida:
ResponderExcluirSe o que torna uma variável uma constante global é a sua declaração fora das funções, no exemplo dado, a variável "raio" no momento em que receberá o valor do usuário (fora das funções) também pode ser considerada uma constante?
Curso maravilhoso! Muito obrigado mesmo!