Mandar um café pro programador

Pode me ajudar a transformar cafeína em código?

Python - O que é? Para que serve? Onde é usado ?

Antes de mais nada, parabéns.

Ninguém te obrigou a estar aqui, se achou nosso curso, foi por vontade própria.
Essa é, de longe, a característica mais importante de um excelente programador: ir atrás, buscar informação, descobrir as coisas.

Neste tutorial de Python inicial, vamos explicar um pouco o que é a linguagem, pra que serve, vantagem, desvantagens, quem usa etc etc!

Pegue um cafézinho, se acomode e vamos lá.

Python - O que é ?

Python é uma linguagem de programação.
Sendo um pouco mais rigoroso e específico: é uma linguagem interpretada, de alto nível e de múltiplos propósitos.

Mas, relaxa...não precisa esquentar com essas definições agora, no decorrer do curso você vai entender bem direitinho o que significa cada uma dessas coisas.
Não vamos te encher de palavras novas e conceitos bizarros aqui, mas te garanto que vai entender tudo perfeitamente com o tempo, conforme for estudando nosso curso.

O Python foi criado em 1989 e o nome é em homenagem a um grupo de humor britânico, uma espécie de Os Trapalhões deles lá.

Para que serve a linguagem de programação Python ?

Ela foi criada com um propósito bem simples: ser fácil.
Se uma ideia ou lógica funciona em sua cabeça, é possível passar ela pra Python bem facilmente e fazer seu projeto virar um programa de verdade.

Python - Para que serve ?

Vamos pegar uma linguagem normal, como o português.
Você aprendeu a língua, sabe escrever, ler, falar e entende quando falam.




O que é possível fazer com isso?
Ué, pode escrever um livro, jornal, anúncios, pode criar um roteiro pra uma novela, um site... ou nada. Depende de você.

O mesmo é o Python, assim como a língua portuguesa, o Python é uma linguagem, que depois que você aprende, tem um mundo de opções.

Python é muito usado para criar scripts, ou seja, programas pequenos, curtos e que quebram o galho. Por exemplo, quando inserir um pendrive, o script vai e copia todos os dados do pendrive pra uma pasta que você pré-definiu. Pronto, ele vai fazer isso por você automaticamente, sem você precisar fazer nada.

Quer receber um alerta quando a ação da Petrobrás atingir um determinado valor? Cria um script em Python, pequeno e rapidinho, vai fazer isso por você.

Ou um script que vai ficar tentando descobrir a senha do Wi-Fi do vizinho?
Tem alguma coisa tediosa e repetitiva no seu trabalho? Como preencher ou procurar algo? Aprenda Python que você vai programar um script pra fazer isso.

Não gosta do programa que reproduz mp3 e vídeos no seu computador? Que tal criar um seu, do seu jeito?

Teve uma ideia pra um novo jogo, tanto pra computador como pra celular? Pode fazer isso em Python.

Quer trabalhar com engenharia, Física, Geologia, fazer gráficos 3D, reconhecimento facial, robótica, inteligência artificial? Usa Python.

Quer criar um site, com servidor, serviços, uma rede social ou um Youtube da vida? Sim, é possível fazer isso usando Python.

Quer que o Palmeiras tenha um mundial? Ora, é só usar Py....não, pera, isso nem o Python :(

Assim, a resposta simples da pergunta "Para que serve Python?" é:
pro que você quiser.

Curso de Python Online Grátis
Esse pequeno trecho código imprime a lista de números primos entre 2 e 101, ou qualquer outro intervalo que você queira

Python - Onde é usado ?

  • Google
  • Dropbox
  • Youtube
  • Instagram
  • Quora
  • Spotify
  • Nasa
  • Yahoo Maps
  • BitTorrent
  • Reddit
  • Mozilla Firefox


Mas mais importante do que 'onde é usado Python,' é onde ele vai ser usado: onde você quiser. Pra fazer todas suas ideias, projetos e necessidades.

Até iria brincar e dizer 'Python é usado pra fazer café', mas não vou dizer, pois vai que alguém descobre um jeito de usar ele pra isso mesmo.

Não me surpreenderia.

Python - É a melhor linguagem para começar a programar?

C, C++, Java, C#, PHP, Perl, Ruby...há muitas, mas muitas linguagens de programação mesmo. Então

"Por que escolher Python?"

Porque ele é simples. É, de longe, a maneira mais fácil, rápida e intuitiva de aprender a programar, sem te limitar, te permitindo criar desde scripts simples pra organizar suas coisas até websites, jogos, sistema e o que mais desejar.

Se está iniciando seus estudos em programação, não tenha dúvida que sua melhor escolha é a linguagem de programação Python.

Tutorial de Python


Python - Vantagens

  • Legibilidade - os programas feitos em Python são muito fáceis de serem 'lidos', você não precisa ficar escrevendo dezenas de linhas de comandos para mostrar apenas um texto na tela (como Java). É como se alguém tivesse conversando com o computador 'Olha, pega esses dados e faz isso...agora joga pra lá, compara com aquilo, organiza e entrega dessa maneira o resultado'.
  • Produtividade - No Python, você não precisa ficar preocupado com memória, alocação de recursos, definição disso e daquilo, ele já faz tudo por você, 'por trás dos panos'. Também não precisa se estressar com sintaxe, ponto e vírgula, etc, pois o código Python é o mais enxuto e minimalista possível. Assim, o programador só precisa se preocupar com a lógica do programa, nada mais.
  • Portabilidade - Na gigantesca maioria das vezes, é possível rodar um script em Python tanto no Linux como no Windows ou Mac, sem problema algum, pois a linguagem é altamente portável. A não ser quando mexe com algo específico do sistema operacional.
  • Bibliotecas - Biblioteca é um conjunto de código com um propósito específico, pra você usar, já pronta. Por exemplo, se quer trabalhar com imagens, vídeo e sons, tem bibliotecas em Pythons prontas pra isso, basicamente é pegar e usar. Quer trabalhar com ciências, fazer gráficos, simulações 3D, reconhecimento facil? Tem biblioteca pronta pra isso, alguém já criou, muitos testaram, daí é só usar a biblioteca, suas funções e ser feliz, não precisa inventar o que já inventado
  • Comunidade - Não importa o que você queira fazer, certamente alguém já fez algo parecido, então pra que começar do 0? Usa o que os outros já fizeram. A comunidade Python é muito, muito grande, e muito, muito unida. Quer fazer um jogo? Provavelmente a parte de som, imagem, lógica do game etc, alguém já fez parecido, e você pode usar.

Já sei programar, devo aprender Python ?

Não importa quantas linguagens ou anos de experiência você tem, quando começar a programar em Python vai perceber uma coisa que duvido muito que sentia em outras linguagens: prazer.




É bom, é massa, é foda pra caramba programar em Python.
É uma coisa tão simples, tão óbvia, tão enxuta, sucinta e...funciona.

Os programas ficam pequenos, diretos e poderosos.
Coisas que você levaria centenas ou milhares de linhas pra fazer em outra linguagem (como C++ ou Java), você faz com algumas dezenas de linhas de código em Python.

 Sabe aquele estresse que dá, definindo tipos, alocando memória, esquecendo ponto e vírgula, escrevendo um monte de coisa do sistema, coisa da linguagem...isso não existe ou é bem minimizado no Python.

É uma linguagem ótima pra resolver problemas rápidos.

Como ser um excelente programador

Bem, chegou a hora de realmente colocar a mão na massa e começar a programar, ok?

Antes, gostaríamos de sugerir o nosso texto 'Como ser um excelente programador', nele a gente vai te orientar sobre:
  1. O que estudar
  2. Como estudar programação da maneira correta
  3. O que é importante estudar
  4. Quais linguagens é bom saber
  5. Qual a melhor a melhor linguagem de programação
  6. Como entrar no mercado do trabalho
  7. Como se portar corretamente numa entrevista de emprego
  8. A característica mais importante que um programador deve ter

É simplesmente tudo que eu gostaria de saber antes de começar minha carreira de programador. Se eu tivesse lido o texto no início de meus estudos, teria aprendido programação bem mais rapidamente e mais corretamente. Sério, não deixem de ler, vai mudar sua vida.

Acesse nossa apostila para ler:

12 comentários:

  1. Eu ja fiz aula de Python mas não pratiquei e esqueci. Estou começando hoje a minha aula com vocês. Parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou começando hoje, praticamente do zero!

      Excluir
    2. Meu caso é semelhante ao da Ana. Estou retornando hoje!

      Excluir
  2. É agora que eu vou aprender python.....

    ResponderExcluir
  3. Iniciei as aulas de Python quando entramos para a Quarentena. Como não estudava ha muitos anos, a sensação que tenho é que estou religando a memória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou iniciando tbm por causa da quarentena. porem tipo eu quero aprender soq algumas coisas ainda sou limitado.

      Excluir
  4. Vocês escreveram: "Antes, gostaríamos de sugerir o nosso texto 'Como ser um excelente programador', nele a gente vai te orientar sobre:"

    Onde consigo encontrar este texto?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Onde eu encontro as aulas? Para assistir e praticar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só clicar em Sumário, la em cima, e seguir na ordem os tutoriais, ou clicar abaixo:

      Sumário Python Progressivo

      Excluir
  6. Olá, tenho uma longa experiência no design gráfico e além disso, gosto de técnologia/programação. Tenho uns cursos que comprei de webdesign front e backend. Para aprender Python antes tenho de saber html?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pessoal! Estou iniciando o Curso de Python, espero que este site contenha toda informação necessária para que tenhamos o domínio da mesma, pois faço Curso de Python em mais outros 04 sites e parece que cada um deles tem preferência para um determinado tipo de informação, não nos fornecendo argumentos precisos para que não fiquemos dependentes de outras plataformas e/ou pesquisas que acabam por nos desviar a atenção ao curso...Então, espero que todos aprendamos tudo o que precisamos sobre esta linguagem de preferência, neste site...Estou cansado de ficar pesquisando respostas para os mesmos tipos de problemas que a própria linguagem já tem a resposta na sua didática... isso lógico se o instrutor / professor se atentar nos detalhes principais e básicos de toda a teoria necessária para que o aluno consiga andar com as próprias pernas...Pretendo trabalhar na área de programação...e um bom princípio é o que vai fazer toda a diferença... Antes que me esqueça! Meus Parabéns ao autor deste site, que ao meu ver, está aparentemente está focado em conseguir nos dar a maior quantidade de informação possível para o nosso aprendizado, motivo pelo qual hoje inicio minha nova carreira...

    ResponderExcluir

Bora fazer evoluir o ensino da Programação no Brasil ?

Que tal apoiar e fazer crescer o ensino da programação no Brasil ?

Ajudar nosso país a crescer e se desenvolver cada vez mais, tecnologicamente?

Clica abaixo pra saber mais!

Apoiar o Projeto Progressivo